PORTUGUESE DEADLIFT RECORD BREAKER ATTEMPT
THE HEAVIEST PORTUGUESE DEADLIFT ATTEMPT !
A Insidesports e a Official Strongman Portugal levaram a cabo no dia 20 de Junho de 2021, um fantástico e mediático evento dentro da linha de eventos dedicados à força humana que vão surgindo a nível mundial dentro do género.
O evento consistiu na tentativa de quebra para novo recorde nacional absoluto no movimento de força DEADLIFT ( levantamento de terra/ peso morto), que tinha como marca e recorde de Portugal estabelecido – 350 kg- em 2017 pelo atleta Sandro Eusébio nos mundiais de Powerlifting realizados na Finlândia.
Ora, os recordes são para serem batidos e nos últimos anos estas modalidades de força têm atraído muitos praticantes e muitos jovens atletas que veem nestas modalidades de força uma espécie de superação pessoal e uma competição com eles próprios!
O movimento de força DEADLIFT, é com toda a certeza o exercício de treino de força mais valorizado, mais praticado em todo o mundo e de longe o mais mediático de todos os exercícios de força pura!
Em 2016 as competições e mediatização do movimento DEADLIFT atingem um novo patamar com o atleta de Strongman Inglês Eddie Hall a conseguir realizar no Europeu de Strongman, na prova do deadlift, a incrível e inimaginável marca de meia tonelada – 500kg!! e perante milhares de espetadores consegue ser o primeiro ser humano a conseguir tirar do chão e realizar o movimento completo deadlift com 500kg!
O atleta Eddie Hall seria em 2017 coroado com o título mundial oficial de Homem + forte do mundo!
Estava lançado o mote para uma nova era e histeria dentro dos atletas de força e como sempre o ser humano fica louco para quebrar recordes!
Novos e mediáticos eventos surgem para tentativas de quebrar a mítica marca dos 500 kg de DEADLIFT!
Em Maio de 2020 surge o momento!
Num mediático evento e excelente produção Live Streaming em direto da capital Reykjavik para todo o mundo, o colossal e gigante atleta de Strongman Islandês Hafthor Bjornsson leva a cabo o evento com a forte pretensão de quebrar o recorde dos 500kg de Eddie Hall conseguidos em 2016.
Hafthor Bjornsson, com 200 kg e 2,06 de altura eleito Homem + Forte do mundo em 2018 ,encontrava-se na melhor forma da sua vida e muito provavelmente será nessa altura o homem mais forte de toda a história!
Num momento desportivo apoteótico THOR entra para a história da humanidade como sendo o primeiro ser humano a conseguir realizar um movimento de força DEADLIFT com mais de 500kg e consegue com grande sucesso realizar um movimento válido com a mítica marca de 501kg!!
Vários outros super atletas de força têm vindo a tentar quebrar essa marca, mas sem sucesso até então!
Seguindo essa tendencia e mediatização atual do movimento DEADLIFT, resolvemos organizar um evento dedicado ao DEADLIFT nacional e desafiamos dois atletas que estavam dispostos e acreditavam poder bater o recorde nacional de DEADLIFT em Portugal, que tinha até então como recorde estabelecido a marca de 350kg conseguidos pelo conhecido atleta de Powerlifting Sandro Eusébio no ano de 2017 nos mundiais de PowerLifting realizados na Finlândia.
Dois atletas, Guilherme Aleluia praticante de Powerlifting e Fábio Silva atleta de Strongman e com 3 títulos de campeão nacional propuseram-se a tentar bater esses míticos 350kg e no dia 20 de Junho de 2021, num fantástico e excelente evento com produção Live Streaming iria fazer-se história nos desportos de força em Portugal.
Um evento e produção muito similar, para melhor até, do que o realizado por Hafthor Bjornsson em 2020.
O jovem atleta Guilherme Aleluia, com apenas 23 anos e praticante da modalidade de força – PowerLifting, fica com a pressão de ter todos os holofotes sob si, sendo que Fábio Silva ficou impedido de puder realizar a competição pois tinha nessa semana feito uma pequena cirurgia a um dente e estava proibidíssimo de realizar um movimento de força extrema.
O jovem Guilherme Aleluia, não acusa a pressão, e será a grande e única estrela do dia ao conseguir num momento apoteótico realizar um movimento válido com 352kg! novo recorde nacional e marca a bater!
Sandro Eusébio passa assim o testemunho e congratulou o jovem Guilherme. ´´Os recordes são e estão para serem batidos!“ referiu mesmo Sandro Eusébio.
Eventos destes fazem progredir o desporto e galvanizam atletas! São pequenos ´´ Grandes“ eventos destes que vão promovendo a prática desportiva entre os atletas mais jovens.
Futuramente, certamente levaremos a cabo mais uma produção e evento com o objetivo da quebra dos 352kg !
STAY TUNED!